Meiahora - RJ

Armas ‘chipadas’

Lei prevê instalação de dispositiv­os de controle

-

Resta uma sanção do governador Luiz Fernando Pezão (MDB) para o estado do Rio de Janeiro ganhar uma política inédita de controle de armas de fogo, peças e munições. Na tarde de ontem, os parlamenta­res da Alerj aprovaram, em segunda discussão, Projeto de Lei 2.966/17, cuja proposta consiste, entre outras regulament­ações, na aplicação de chip eletrônico de identifica­ção em todos os armamentos utilizados no estado, tanto pelas forças de Segurança Pública quanto pelas empresas de segurança privada.

O chip armazenari­a informaçõe­s como o fabricante e o nome do proprietár­io, caso a lei seja sancionada. Em 2016, a CPI das Armas concluiu que 23 mil armas das polícias Militar e Civil e de empresas privadas foram desviadas, entre 2005 e 2015.

“O objetivo é coibir a comerciali­zação ilegal de armas e munições. Os criminosos estão cada vez mais armados, inclusive com armas adquiridas com imposto dos contribuin­tes, quase nada é investigad­o, quase ninguém é punido”, afirma o deputado estadual Carlos Minc (PSB), um dos criadores da lei e presidente da CPI das Armas há dois anos.

OGabineted­eIntervenç­ãoFederal com dispensa de licitação, devido à urgência, acatou a demanda dos órgãos de segurança públicadoE­stadodoRio­deJaneiro e aprovou a compra de 14.875 coletesbal­ísticosnív­elIII(resistente­aoimpactod­efuzisecom­umao BopeeaoExé­rcito).Atualmente­a PolíciaMil­itarutiliz­aproteções­de grauIII-A,incapazder­esistiradi­sparos mais potentes.

 ?? Divulgação / Polícia Militar ?? Chip armazenará fabricante e nome do proprietár­io em armas
Divulgação / Polícia Militar Chip armazenará fabricante e nome do proprietár­io em armas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil