Meiahora - RJ

Canetada de Gilmar

Ministro do STF suspende prisão de 3 empresário­s

-

Oministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ontem as prisões preventiva­s de três investigad­os na Operação Ressonânci­a, desdobrame­nto da Lava Jato no Rio, que investiga fraude nas licitações da área de saúdeceleb­radospeloe­stadoepelo Instituto Nacional de Traumatolo­gia e Ortopedia (Into).

Impondo medidas alternativ­as — proibição de contato com os demais investigad­os e de deixar o país, devendo entregar seus passaporte­sematé48h—,Gilmar aplicou o benefício a Daurio Speranzini Júnior, executivo da GE e ex-executivo da Philips; e aos empresário­s e sócios Miguel Iskin, da Oscar Iskin, e Gustavo Estellita,queestavam­presosdesd­ejulho, porordemdo­juizMarcel­oBretas.

Gilmar concordou com a defesa de Iskin e Estellita, de que não há “fundamento novo” para os recentes decretos de prisão. Sobre Daurio, o ministro afirmou que a apreensão dos documentos na casadoexec­utivonãopr­eencheos requisitos­paraaprisã­opreventiv­a.

Na véspera, Gilmar havia suspendido uma ação penal contra o empresário do setor rodoviário Jacob Barata Filho, que responde por tentar embarcar para Portugal, quando foi preso em flagrante, com R$ 50 mil em moedas estrangeir­as. Alvo da Operação Lava Jato no Rio, Jacob Barata Filho teria pago R$ 270 milhões em propinas ao grupo do ex-governador Sérgio Cabral (MDB).

Também ontem, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou 24 pessoas por fraudes na saúde, também envolvendo o Into.Iskin,Estellitae­Daurioestã­o nalista,alémdeSérg­ioCôrtes,exsecretár­iodasaúden­ogovernode Cabral. As investigaç­ões apontaramc­orrupção,fraudesàli­citação, cartel e lavagem de dinheiro em contratose­ntreoIntoe­ogoverno.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil