Meiahora - RJ

Combustíve­l em alta

Conversão de carros para o GNV cresce no país. Veja os prós e contras da instalação

-

Com as constantes altas dos combustíve­is derivados do petróleo (Gasolina e Diesel) e do Etanol, o Gás Natural Veicular (GNV) vem sendo mais procurado pelos proprietár­ios de automóveis. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuid­oras de Gás Canalizado (Abegás), só em maio, houve um aumento médio de 70% na procura pela conversão de veículos para o sistema GNV. Ainda segundo o órgão, o consumo do Gás Natural Veicular em maio subiu 1,6% em relação ao mês anterior, e 13,9% na comparação com maio de 2017. No acumulado do ano, a alta é de 10,2%.

Segundo Fabio Almeida, diretor da Invest Gás, oficina especializ­ada na instalação e manutenção de kits GNV, essa opção pode ser a solução para quem quer gastar menos com combustíve­l e ainda economizar nos impostos.“Mesmo com as recentes altas do GNV, o preço do combustíve­l ainda é duas vezes menor do que a gasolina. No Rio, a vantagem é ainda maior, já que a instalação reduz a taxa de IPVA em 75%”, diz Almeida.

Quanto custa

Segundo o profission­al, instalar o sistema tem um custo médio de R$ 2 mil para os kits de 3ª geração (geralmente instalados em veículos com mais de dez anos) e cerca de R$ 5 mil para os kits de 5ª geração, com injeção eletrônica de gás natural. Geralmente, este último é indicado para carros novos, fabricados depois de 2007. “O valor pode ser alto, mas a economia para abastecer é consideráv­el”, garante Almeida.

 ?? BANCO DE IMAGENS ?? Para a instalação do kit gás, especialis­ta orienta que os consumidor­es consultem a lista de oficinas credenciad­as no site do Inmetro
BANCO DE IMAGENS Para a instalação do kit gás, especialis­ta orienta que os consumidor­es consultem a lista de oficinas credenciad­as no site do Inmetro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil