Meiahora - RJ

Cantinho silencioso

Especialis­tas dão dicas para quem pretende montar um escritório em casa

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@meiahora.com

Com a expansão do modelo home office, cada vez mais os moradores têm separado um cantinho para montar o escritório dentro de casa. Isso porque muitas pessoas estão trocando o ambiente formal de trabalho por um espaço no próprio lar. Mas não pense que o ambiente precisa ser burocrátic­o. O morador pode criar um espaço funcional, mas que também seja confortáve­l e descolado. Para acertar na combinação, confira as dicas de especialis­tas ouvidos pelo MEIA HORA.

O primeiro aspecto a ser observado, apontam, deve ser a escolha de um ambiente da casa que não seja barulhento e possa contemplar as atividades profission­ais. Como o morador vai trabalhar dentro de casa, é recomendad­o que o espaço fique isolado da rotina dos outros cômodos. “A decisão pelo tamanho do espaço vai depender da profissão de cada um e do que necessita para trabalhar”, explica a arquiteta Nicole Finkel.

Passada a decisão da escolha do espaço, o morador precisa pensar nos móveis e na iluminação do cômodo. “É preciso observar se o ambiente escolhido tem o número de tomadas suficiente­s para que a iluminação, à noite, seja eficaz. Durante o dia, o cômodo deve permitir que a luz natural entre”, orienta a arquiteta Ana Paula Briza, do escritório Triarq Studio Arquitetur­a.

Se o escritório tiver estante, o móvel deve ser bem organizado com disposição harmônica e funcional de livros e objetos. Os especialis­tas sugerem que os livros sejam separados por tamanho ou por temas, como viagem, arte e culinária. Os volumes podem combinar posicionam­entos verticais e horizontai­s. Já a mesa e poltrona de trabalho devem ser de rodinhas, para que o espaço possa ser reorganiza­do facilmente e o morador tenha mobilidade.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO
 ??  ?? Especialis­tas indicam utilização de cores claras nas paredes
Especialis­tas indicam utilização de cores claras nas paredes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil