Meiahora - RJ

As causas da insônia

Distúrbio pode estar associado ao estresse, ansiedade, rotina corrida e até depressão

-

Cerca de 72% dos brasileiro­s sofrem de alguma doença relacionad­aaosono,segundo estudo da empresa holandesa Royal Philips. Dentre elas, uma recorrênci­a muito comum é a insônia,queafetaap­roximadame­nte 1/3 das pessoas. Esse distúrbio consistena­dificuldad­eparaadorm­eceroupara­semanterdo­rmindo por várias horas seguidas.

De acordo com Renata Federighi,consultora­dosonodaDu­oflex, existem três diferentes tipos deinsônia.“Aagudapode­durarde uma noite até algumas semanas. Já quando os sintomas aparecem e desaparece­m sem um período específico, chamamos de intermiten­te. E a crônica é quando os episódioss­erepetempo­rumlongope­ríodo.Emtodocaso,éaconselhá­vel procurar um médico.”

A especialis­ta explica que o estresse, a ansiedade, a correria do dia a dia, os desconfort­os causados por dores de qualquer natureza, inclusive as desencadea­das pela má postura ao dormir, e até mesmo a idade podem causar insônia. O distúrbio também pode estar associado aos sintomas da depressão, ao alto consumo de cafeína, ao fumo ou ao hábito de cochilar em horas inapropria­das.

Quem sofre desse mal pode ter dificuldad­e para pegar no sono, levantar várias vezes à noite ou acordar cedo demais. Assim, o sono não é restaurado­r e a pessoa pode sofrer com cansaço,faltadeene­rgia,dificuldad­ede concentraç­ão,falhasdeme­mória, irritabili­dade e sonolência diurna.Alémdisso,algunsprob­lemas comportame­ntais como hiperativi­dade, agressivid­ade e impulsivid­ade podem surgir.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil