Meiahora - RJ

Pintura mais barata

Especialis­tas explicam técnica em algodão para economizar na hora de pintar a casa

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@meiahora.com

No melhor estilo ‘faça você mesmo’, é possível economizar na decoração da casa com técnicas de pintura em algodão. Novidade no setor de décor, a pintura ‘Cotton Plus’, que não tem cheiro, pode ser aplicada direto no reboco e pode ajudar o morador que está pensando em repaginar os cômodos com uma melhor relação custo-benefício.

Esse tipo de pintura é feita com uma técnica de espatulame­nto, com uma massa com algodão e pigmento, que pode ser utilizada em qualquer tonalidade, com ou sem brilho. A pintura também atrai pelo isolamento de calor e som, explica a arquiteta Gizelle Leite, especialis­ta na técnica.

“Como a parede não precisa de finalizaçã­o, a pintura pode ser aplicada diretament­e no reboco, com uma ótima durabilida­de, tanto quanto uma pintura tradiciona­l. E, ainda, economiza em torno de 50% da obra no final”.

Além disso, Gizelle explica que a textura em algodão corrige os reparos da parede. Mesmo que tenha buracos ou im- perfeições, a textura nivela e corrige a parede até mesmo de pinturas antigas.

Temperatur­a confortáve­l

A Procel, selo que orienta o consumidor na hora da compra, reconheceu a economia de energiaque­apinturaem­algodãopro­põe dentro de casa.“Ela conserva o ambiente em uma temperatur­a confortáve­l, não necessitan­do de muita refrigeraç­ão, como consumimos­muitohojee­mdia”, afirma a arquiteta Rachel França. Esse tipo de revestimen­to gera,inclusive,economiano­usodo ar-condiciona­do.

Entretanto, a técnica não é recomendad­a para áreas molhadas, como box ou ambientes externos. Nesses espaços, pode ocorrer perda da caracteriz­ação do algodão 100% puro.

Em um dos espaços idealizado­s pelas arquitetas, o lavabo de 9,60 metros quadrados apresenta uma pintura em algodão e papel de parede de cimento queimado, trazendo um toque moderno ao ambiente.

 ??  ?? Lavabofoi decorado comatécnic­a emalgodão
Lavabofoi decorado comatécnic­a emalgodão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil