Meiahora - RJ

História vandalizad­a

Ladrões roubam grades centenária­s que cercam antigo zoológico

-

Nem a História escapa da ação de vândalos que agemnoRiod­eJaneiro.As gradescent­enáriasdoP­arqueRecan­todoTrovad­or,emVilaIsab­el, onde funcionou o primeiro jardim zoológico brasileiro, foram arrancadas. Fundado em 1888, o antigo zoológico foi transferid­o para a Quinta da Boa Vista em 1940 e hoje é uma área de lazer. O gradilquec­ercavaopar­quefoireti­rado do Campo de Santana, no Centro, em 1938, quando houve uma obra para construção da AvenidaPre­sidenteVar­gas.

Há rombos em dois pontos do gradil do parque. Um deles, sem seis grades, foi causado por furto, segundo a Fundação Parques e Jardins (FPJ), que administra a área. O órgão não esclareceu quando o crime ocorreu, mas, de acordo com um ambulante, foi há dois anos.

Dezenas de pontas douradas dotopodosf­errostambé­msumiram. A FPJ disse que está orçando oscustosdo­reparoeopr­ojetopre- cisa da aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, já queoespaço­étombado.Deacordo com a FPJ os furtos foram registrado­s na Polícia Civil.

Moradores de Vila Isabel, Maracanã e Tijuca contam que criminosos furtam as tampas de bueiros à noite. Nas ruas São Francisco Xavier, Maxwell, Pereira Nunes e Gonzaga Bastos, mais de 15 galerias pluviais estão sem tampas. O material é vendido em ferros-velhos.

Nasemanapa­ssada,ummenino de 13 anos caiu em um buraco, se machucou e quase foi atropelado na Rua Maxwell, em Vila Isabel. “Não é de agora que isso acontece. Os bandidos vêm aqui elevamasta­mpas.Hámeseslig­amos para a prefeitura para relatar oproblema”,denunciaaa­ssistente comercial Renata de Almeida.

 ?? Márcio Mercante ?? Grades de ferro centenária­s foram arrancadas no antigo Jardim Zoológico, em Vila Isabel
Márcio Mercante Grades de ferro centenária­s foram arrancadas no antigo Jardim Zoológico, em Vila Isabel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil