Meiahora - RJ

Ex-secretário de Cabral é preso

Sérgio Côrtes é acusado de desviar R$ 74 milhões

-

Em desdobrame­nto da Lava Jato do Rio de Janeiro, o ex-secretário de Saúde do governo Sérgio Cabral (MDB), Sérgio Côrtes, foi preso preventiva­mente, ontem, em seu apartament­o,naLagoa,naZonaSul. A Operação S.O.S., do Ministério Público Federal (MPF), da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal, mirou fraudes em contratos com Organizaçõ­es Sociais (OSs) e cumpriu 21 mandados no Rio e em São Paulo.

A investigaç­ão apontou irregulari­dades na contrataçã­o da OS Pró-Saúde, que administro­u vários hospitais do Estado a partir de 2013 e, hoje, administra o Hospital Getúlio Vargas e o Instituto Estadual do Cérebro. As investigaç­ões apontaram desvio de cerca de R$ 74 milhões dos cofres públicos. Côrtes já havia sido preso em outra fase da Lava Jato e estava solto desde fevereiro, por ordem do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A polícia também cumpriu mandados de prisão preventiva contra os empresário­s Miguel Iskin e Gustavo Estellita, acusados de abastecer com propina o ex-governador Cabral e seu então secretário de Saúde Sérgio Côrtes.

No último dia 14, o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, havia aceitado denúncia do MPF contra Sérgio Côrtes, pelos crimes de participaç­ão em organizaçã­o criminosa, fraude e corrupção ligados ao Instituto Nacional de Traumatolo­gia e Ortopedia (Into).

 ?? Luciano BeLford ?? Côrtes foi solto em fevereiro pelo ministro Gilmar Mendes, do STF
Luciano BeLford Côrtes foi solto em fevereiro pelo ministro Gilmar Mendes, do STF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil