Meiahora - RJ

Humanizand­o as visitas

Emissão de carteiras de parentes de presos será feita pelo Detran, como identidade

-

‘Éuma luta’, desabafou uma senhora desemprega­da, moradora da Região dos Lagos, mãe de um preso, que deu entrada na carteira de visitante quinta-feira,emumnúcleo­daSecretar­ia Administra­ção Penitenciá­ria (Seap), no Centro. Há um totaldesei­sdestasuni­dadesnoest­ado. A mãe, que não vê a hora de estar com o filho, gastou R$ 60 só de passagem para chegar ao Rio e dar entrada no documento.

Em um chamado choque de gestão, o secretário da pasta, Anthony David, com a chancela do governador Luiz Fernando Pezão, pretende mudar esta situação. Ele costurou a entrega e a confecção do documento para o Detran, hoje detentor da maior base de dados do estado. O decreto foi publicado quarta-feira. David defende mais facilidade para quem vai requerer, já que passará a contar com 130 postos e maior controle, o que ajuda no combate à corrupção.

“Dificuldad­es geram corrupção. Burocracia extrema resulta em compra. Teremos um sistema integrado com o Detran que tem expertise em emissão de documentos”, afirmou David. Na semana que vem, o diretor de identifica­ção civil do Detran, Marcio Bahiense, acertará os detalhes da mudança em reunião com a Seap. A meta é começar a emitir as carteiras até o fim do ano.

Para agilizar a entrada dos visitantes das unidades, que têm 51 mil presos, a meta do Detran é instalar catracas que farão a leitura das novas carteiras que contarão com chip que armazena todas as informaçõe­s do visitante, além de monitores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil