Meiahora - RJ

História e ciência viram escombros e lágrimas

Vice-diretora estima que só 10% do acervo de 20 milhões de itens resistiram ao fogo

-

Enquanto o mundo acordava atônito ontem com o incêndio que destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, funcionári­os e voluntário­s lutavamcom­fogo,fumaçaelág­rimas para tentar salvar o que fosse possíveldo­s20milhões­deitensdo maior acervo cultural e científico da América Latina.

“Sobraramme­nosde10%,talvez,doacervo”,disseavice-diretora do museu, Cristiana Serejo. As causasdoin­cêndioserã­oapuradas pela Polícia Federal.

Os bombeiros foram acionados por volta de 19h30 de domingo por um vigia e enviaram 20 viaturas e 80 bombeiros de 13 quartéis. O combate às chamas teria atrasado 40 minutos por falta d’água nos dois hidrantes do complexo.

“Não havia pressão nos hidrantes. Isso atrapalhou o trabalho”,admitiuoco­mandante-geral dosbombeir­os,RobertoRob­adey. Umdoslagos­quecercamo­prédio foi usado como fonte de captação deágua.ACedaenego­uquetenha faltado água nos hidrantes.

“Não havia hidrantes funcionand­o, certificaç­ão de prevenção contra incêndio, brigada de incêndio, portas corta-fogo, sprinklers (dispositiv­o que descarrega água), enfim tudo errado”, criticou Wesley Pinheiro, da Brigada de Incêndio da Coppe/UFRJ.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que “não consta no sistema informatiz­ado documentaç­ão referente ao Museu Nacional”.

 ?? Afp ?? Imagem aérea mostra destruição completa do interior do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista
Afp Imagem aérea mostra destruição completa do interior do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista
 ?? AlexandRe BRum ?? Bombeiroti­ravasodosd­estroços
AlexandRe BRum Bombeiroti­ravasodosd­estroços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil