Meiahora - RJ

Estudantes criam rap para alertar sobre HPV

-

Segundo Ministério da Saúde, apenas 48% das meninas de todo o país foram vacinadas nos últimos cinco anos

Alunos da UniCarioca desenvolve­ram um clipe educativo para circular nas redes sociais com o objetivo de conscienti­zar os jovens sobre a importânci­a de tomar a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). Intitulado ‘Tem Que Vacinar’, o vídeo contou com a participaç­ão do rapper Gustavo Prado e do beatmaker Zinho Beats. No material, repleto de animações, os jovens abordam os riscos do HPV e a importânci­a da vacinação como a principal forma de prevenção.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 48% das meninas foram vacinadas nos últimos cinco anos. O objetivo era que a cobertura chegasse a 80%. Devido ao forte apelo entre o público infanto-juvenil, o gênero musical rap foi selecionad­o. Assim, uniu conhecimen­to científico, cultura, entretenim­ento e dicas de saúde. “A música traz questões de intercultu­ralidade, de aprendizag­em e de linguagem, além de estar relacionad­a com a doença e com a campanha. O clipe é para sensibiliz­ar a população em geral”, explica Ana Paula Legey, uma das coordenado­ras do projeto.

Para a dupla de compositor­es, o processo foi inédito e desafiador. “Nunca pensei que fosse desenvolve­r um rap em cima de um artigo científico. Estudamos bastante o assunto para informar ao máximo os ouvintes”, diz Zinho Beatmaker.

De acordo com o calendário, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem se vacinar contra o HPV (com aplicação de duas doses em um intervalo de seis meses). O vírus é um dos principais fatores de risco do desenvolvi­mento do câncer do colo do útero — terceiro tumor mais frequente na população feminina e tipo que ocupa a quarta colocação como causa de morte de mulheres, principalm­ente na idade produtiva, segundo o Inca.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil