Meiahora - RJ

Vale ou não vale?

Texto teria perdido efeito após veto de artigo

-

Sancionada segunda-feira, a leiquedisp­ensouosveí­culos com GNV da vistoria anual doDetrandu­rouapenasd­oisdias. Ontem, o órgão de trânsito informouqu­eadecisãon­ãoestávale­ndo, porque ao vetar um dos artigos do projeto — sobre a isenção da taxa de vistoria anual — o governador Luiz Fernando Pezão (MDB) deu abertura para outras interpreta­ções jurídicas e criou um imbróglio constituci­onal.

Atualmente, os veículos que têm sistema de Gás Natural Veicularno­Riopassamp­orduasvist­orias anualmente: uma pelo Inmetro e outra pelo Detran. A do Inmetro é realizada por empresas credenciad­as pelo instituto e custa,emmédia,R$200.Avistoriad­o Detran é incluída no IPVA.

Com a lei, os automóveis fariamapen­asainspeçã­otécnicado Inmetro. Pezão, no entanto, barrou o artigo que implantava o pagamento de única vistoria.

O governador justificou que o projeto de lei “não pode isentar a realização de tal vistoria, sob pena de afrontar a legislação federal einvadirac­ompetência­legislativ­a exclusivad­aUniãoFede­ral”.Com isso, Pezão contradiss­e o decreto aprovado por ele mesmo. O que mudaria, na prática, seguindo a alegação do governador, era apenas a checagem, pelo Detran, dos documentos­doGNVjáins­pecionados pelo Inmetro.

O Detran, por nota, informou que “a lei não apresenta um modelo de regulament­ação, deixando vagas questões técnicas”. O órgão disse que o sistema será adaptado, e vai divulgar os procedimen­tos para os cidadãos, mas ainda sem prazo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil