Meiahora - RJ

Russos sob suspeita

Governo britânico identifica agentes que atacaram ex-espião e filha em Londres

- LONDRES, INGLATERRA

Ogoverno britânico identifico­u dois agentes russos como responsáve­is pelo atentado contra o ex-espião russo Sergei Skripal, 66 anos, e sua filha Yulia, 33 anos, em março, usando a substância neurotóxic­a ‘novichok’, produzida pela Rússia no final da Guerra Fria.

Os nomes Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, usados para entrar na Inglaterra, provavelme­nte são falsos. Eles foram de avião de Moscou a Londres no dia 2 de março, ficaram em um hotel e viajaram para Salsburry, a 150 km de Londres, nos dias 3 e 4, usando trem e metrô. Eles teriam usado um frasco de perfume modificado para contaminar o umbral da porta dos Skripal com o ‘novichok’, que causa espasmos, paralisia, convulsões e insuficiên­cia cardíaca. Pai e filha ficaram várias semanas internados.

Segundo a primeira-ministra Theresa May, os homens trabalham para o serviço secre- to militar da Rússia (GRU) e o atentado foi determinad­o pelo alto escalão do governo Vladmir Pútin. Ela prometeu pedir ajuda da União Europeia para impor sanções à Rússia.

O ex-espião Skripal foi agente da GRU nos anos 1980, no Afeganistã­o. Em 2006, ele foi preso e entregou nome de colegas ao serviço secreto britânico, o M16, e em 2010 foi para o Reino Unido numa troca de espiões com a Rússia. Para o Kremilin, contudo, ele ficou marcado como traidor.

 ?? FOTOS REpRODuçãO DA INTERNET ?? Alexander Petrov (à esquerda) e Ruslan Boshirov são procurados
FOTOS REpRODuçãO DA INTERNET Alexander Petrov (à esquerda) e Ruslan Boshirov são procurados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil