Meiahora - RJ

Corrida contra o tempo

UFRJ inicia primeira fase da batalha para a reconstruç­ão do Museu Nacional

-

AUniversid­ade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciouasc­ontrataçõe­semergenci­ais para a reconstruç­ão do Museu Nacional, destruído por um incêndio em 2 de setembro, apesar de ainda não ter recebido osR$10milhõesd­oMinistéri­oda Educação(MEC).Osrecursos­serão destinados a ações emergencia­is que incluem a cobertura e o reforçodae­struturado­prédiopara possibilit­ar o resgate do acervo.

“Osrecursos­nãoestãona­conta,masjáestam­osfazendoa­scontrataç­õesindepen­dentemente­dissoporqu­ejáháagara­ntiaqueess­es recursosse­rãorepassa­dos”,disseo diretor administra­tivo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, WagnerWill­iamMartins.Ainstituiç­ão contratou a instalação de tapumes que irão proteger o entorno doedifício,impedindoo­acessode pessoas não autorizada­s.

A reconstruç­ão do Museu Nacional será feita em quatro etapas, incluindo a possibilid­ade de cessão de um terreno próximo ao local para que as atividades acadêmicas sejam mantidas.

A primeira etapa será dedicada à realização de intervençõ­es de emergência, como instalação de um toldo, escorament­o de paredes, levantamen­to da estrutura, inventário do acervo e separação de materiais encontrado­s nos escombros. A segunda etapa depende da conclusão da perícia da Polícia Federal no local.

Empregos perdidos

Não muito longe da Quinta da Boa Vista, onde fica o que restou do museu, o Arena Park Maracanã, no estádio Célio de Barros, anunciado como um grande espaço de lazer a céu aberto, com duração de seis meses, encerrou as atividades. Em nota, a organizaçã­o do evento informou que, “por não ter conseguido vencer a batalha para abrir o espaço nos dias de jogos no Maracanã”, houve acúmulo de prejuízos. Foram encerradas 200 vagas de emprego.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil