Meiahora - RJ

Sem laudo, museus fecham

Justiça dá 30 dias para comprovaçã­o de segurança em seis instituiçõ­es

-

AJustiça negou, no fim da tarde de ontem, o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para fechamento imediato de seis museus federais do Rio. Um levantamen­to do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram) mostrou que nenhum deles tem alvará do Corpo de Bombeiros. Estão na lista o Museu da República, no Catete; os museus Nacional de Belas Artes e Histórico Nacional, no Centro; o Museu Villa-Lobos, em Botafogo; o Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa; e o Museu do Açude, no Alto da Boa Vista, em São Cristóvão.

Os diretores dos museus terão 30 dias para apresentar laudos que comprovem a segurança dos prédios e o MPF também terá o mesmo prazo para apresentar provas da falta de segurança dos museus.

Na ação, o MPF pede que seja criado plano de segurança de incêndio e antipânico para cada um dos museus “que garantam a segurança elétrica e hidráulica, a fim de salvaguard­ar a integridad­e física de visitantes e funcionári­os, bem como o patrimônio histórico e cultural integrante­s das unidades museológic­as”.

Estátua de D.Pedro pichada

Ontem de manhã, um homem foi preso após pichar a base da estátua de Dom Pedro II, em frente ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Segundo a Guarda Municipal, por volta das 7h, Alysson Marques Dutra, de 22 anos, pulou a grade que isola o monumento e, com tinta branca, tentou escrever a palavra “Deus” na base da escultura, mas foi detido antes de terminar. Os guardas relataram que ele estava muito agitado e, por isso, precisaram que ele fosse algemado.

O rapaz foi levado para a 17ª DP (São Cristóvão), que registrou a ocorrência.

 ?? Divulgação/gMRJ ?? Basedomonu­mentopicha­da
Divulgação/gMRJ Basedomonu­mentopicha­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil