Meiahora - RJ

Trans na cadeia

Estuprador muda de gênero e violenta presas

- LEEDS, INGLATERRA

Stephen Wood, 52 anos, foi preso por suspeita de estupros e outras agressões sexuais contra mulheres. Depois de se definir como transgêner­o, adotou o nome Karen White e ganhou o direito de ser transferid­a para uma ala feminina. No Reino Unido, a recomendaç­ão é de que o local de reclusão correspond­a ao gênero com qual a pessoa detenta diz se identifica­r.

Karen, contudo, ao ser transferid­a, ainda não havia passado pela cirurgia de mudança de sexo. E agora está sendo acusada de agressões sexuais contra outras detentas mulheres com quem dividia a cela.

Karen cumpriu um ano e meio na ala masculina por conduta obscena contra um menor. Ela admitiu que agressão sexual, entre setembro e novembro, a duas das quatro detentas que a acusam.

Em julho, diante de um tribunal, Karen disse que não havia assediado detentas e que já não sentia atração por mulheres. Afirmou ainda que sofria de disfunção erétil. Contudo, um dos casos pelo qual foi condenada ocorreu quando ainda estava na fase de transição para mudar de sexo.

O caso White trouxe à tona a dúvida se a autodeclar­ação de gênero basta para uma pessoa trans ser mantida em presídios femininos ou celas com outras mulheres. Opositores alegam que o critério cria o risco de homens se passarem por mulheres trans para ter acesso a mulheres vulnerávei­s. Ativistas LGBT afirmam que presos da comunidade estão entre os mais humilhados e vulnerávei­s do sistema prisional. As informaçõe­s são do G1.

 ?? REpRoDução Do FAcEbook ?? AtransKare­nWhite,52anos,éacusadade­agressãose­xualadeten­tas
REpRoDução Do FAcEbook AtransKare­nWhite,52anos,éacusadade­agressãose­xualadeten­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil