Meiahora - RJ

Tufão mata 12 nas Filipinas

Nos EUA, Florence causa inundações

- TUGUEGARAO, FILIPINAS

Pelo menos 12 pessoas, inclusive um bebê e outra criança, morreram na passagem do tufão Mangkhut pelas Filipinas, o mais violento do ano entre as dezenas de tempestade­s que costumam atingir a região. Com ventos de mais de 250 km/h, o Mangkhut deixou um rastro de casas destruídas, árvores e telhados arrancados, deslizamen­tos e cortes de energia. “Dava a impressão de ser o fim do mundo”, disse à AFP Beberth Saquing, de 64 anos, que testemunho­u dezenas de tempestade­s na vida, mas nenhuma tão forte.

Socorrista­s foram enviados para as áreas rurais de Luzon, onde grande parte do arroz e milho do país é produzida. O medo se espalhou entre os quatro milhões de habitantes da região. Milhares deles foram evacuados por causa do risco de inundações e deslizamen­tos. A maioria das mortes foi causada por deslizamen­tos de terra e pela destruição de casas pelo vento e pela chuva. Auto- ridades acreditam que o número de mortos pode ser maior.

O tufão chegou às Filipinas ma madrugada de ontem e segue para a China. Apesar de ter perdido força, ainda pode causar muita destruição.

Florence perde força

Nos EUA, a tempestade tropical Florence enfraquece lentamente à medida em que avança pelo continente, mas continua causando inundações catastrófi­cas nos estados da Carolina do Norte e do Sul. “Esperamos mais chuva em vários dias”, disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper. Precipitaç­ões dessa intensidad­e ocorrem “uma vez a cada mil anos”, segundo ele, prevendo mais inundações na semanaquev­em.

Na confluênci­a dos rios NeuseeTren­t,oníveldaág­ua subiu mais de três metros, deixando centenas de pessoas ilhadas na cidade turística de New Bern. A queda de uma árvore sobre uma casa matou quatro pessoas, entre elas uma mulher e um bebê.

 ?? AFP ?? Soldados removem postes e árvores de estrada nas Filipinas
AFP Soldados removem postes e árvores de estrada nas Filipinas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil