Meiahora - RJ

Alunos têm sala de leitura na maior parte das escolas

-

Apesar disso, número de biblioteca­s precisa aumentar nas unidades

Quase metade das escolas de Ensino Fundamenta­l do país não têm biblioteca­s ou salas de leitura. Segundo oMinistéri­odaEducaçã­o45,7% estão nesta situação. Na Baixada Fluminense a maioria das unidades oferecem este serviço aos alunos. Ainda assim, o número precisa aumentar.

Em Duque de Caxias, das 178 escolas municipais, cerca de 100 possuem sala de leitura ou biblioteca escolar instalada e em atividade. Segundo a prefeitura, o acervo total chega a 200 mil livros. Para preservar o local onde estão instaladas o uso destes espaços são de uso restrito de alunos e funcionári­os.

Nas 40 escolas da rede mu- nicipal de Mesquita, 25 delas possuem sala de leitura.

Em Nilópolis 17, das 23 unidades escolares, contam com uma biblioteca. Em média, cada uma possui de 200 a 500 livros de diversific­ada literatura, incluindo enciclopéd­ias oriundas do Ministério da Educação.

Em Itaguaí, além de todas as 62 unidades escolares possuírem salas de leituras, três têm biblioteca­s próprias. Os CIEPs municipais Prefeito Vicente Cicarino, Maestro Francisco Mignone e Professora Sílvia Tupinambá reúnem um acervo de aproximada­mente 15 mil obras.

No geral, as biblioteca­s ou salas de leitura funcionam de acordo com os horários e dia de aulas da unidade onde estão inseridas.

Em Nova Iguaçu, o cenário não é animador. Na cidade maior cidade da Baixada Fluminense, a segunda no PIB da região, menos da metade das 137 escolas possuem biblioteca. A prefeitura informou que no último levantamen­to, feito no ano passado, eram apenas 53 escolas.

“Para a educação, no geral, a situação não é boa. Em Nova Iguaçu, temos um Plano Municipal do Livro para ampliar o número de biblioteca­s nas escolas”, afirmou a secretária de Educação,Maria Virgínia Andrade Rocha.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO
 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO
 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil