Meiahora - RJ

Literatura infantil promete agitar Nova Iguaçu

-

FLIPA 2018 vai homenagear o escritor Monteiro Lobato e terá como novidade o Festival da Canção, com artistas locais

Arte e cultura estarão reunidas na 4ª Edição do Festival de Literatura Infantil do Patronato (FLIPA), em Nova Iguaçu, entre os dias 20 a 22 de setembro. E a principal novidade deste ano é o 1º Festival da Canção FLIPA, que vai reunir diversos músicos da região. A entrada é gratuita.

Como em todas as edições anteriores do FLIPA, um autor de renome será o grande homenagead­o. Neste ano, os holofotes irão para Monteiro Lobato, escritor e editor, considerad­o um dos maiores da literatura infantil. Entre as obras mais conhecidas, ‘O Sítio do Picapau Amarelo’ e ‘Reinações de Narizinho’.

Além de várias mesas-redondas, o FLIPA vai desenvolve­r diversas atividades literárias para crianças, jovens e adultos. Serão três dias com debate poético, saraus de poesia, café literário, exposições, feira de livros, pescaria literária, mostra de danças e oficinas de trabalho e de desenvolvi­mento, entre outras.

No dia da abertura do FLIPA está programada conversa sobre o cenário literário da Baixada Fluminense, às 15h, seguida de um bate-papo sobre a vida de escritor, às 17h. No dia 21, às 14h30, o tema será ‘Mulheres das Letras’. Às 16h, a conversa será sobre literatura infantojuv­enil no século XXI e o papel da família. Às 17h30, palestra sobre tecnologia e livros.

Já no dia 22, às 14h, haverá um bate-papo com a editora e cantora Marcia Lisboa. Às 19h, Felipe Saraiça e Lis de Castro conversam sobre depressão. Logo depois, a programaçã­o termina com um grande sarau. O festival acontecerá no Shopping Nova Iguaçu, na Rua Abílio Augusto Távora 1.111, no Bairro da Luz, das 10h às 18h.

Algumas atividades do FLIPA serão fixas e vão acontecer das 11h às 18h. É o caso da exposição sobre Monteiro Lobato e sobre o escritor iguaçuano Moduan Matos, além de tela interativa e estande de vendas de livros. Também haverá apresentaç­ão teatral no palco do shopping, das 14h às 16h30, e mostra de dança, das 17h às 18h. O FLIPA surgiu em 2015 como parte do projeto de incentivo à leitura e intercâmbi­o de ideias que o Centro Social São Vicente (Patronato) desenvolve com a comunidade escolar e colégios da rede pública. Com objetivo de estimular e, principalm­ente, democratiz­ar o acesso à literatura, o festival é como um passaporte para o encantador mundo dos sonhos e do ser e do estar da cultura literária infantil.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil