Meiahora - RJ

Bando desviou milhões

Cantor sertanejo fazia parte da quadrilha

-

APolíciaCi­vilrealizo­u,ontem, a segunda etapa da operaçãoOp­enDoorscon­traacusado­sdeintegra­rumaquadri­lha nacional especializ­ada em crimes na Internet e lavagem de dinheiro. As ações ocorreram em Vargem Grande e Recreio, na ZonaOeste,enosmunicí­piosdeBarr­a Mansa,Volta Redonda e Angra dos Reis, e também em outros estados. Até o final da tarde de ontem, 35 pessoas haviam sido presas, entre elas o cantor sertanejo Luiz Henrique Ribeiro da Costa Lesniovski, mais conhecido como Rick Ribeiro, preso em Ponta Grossa,noParaná.Segundoapo­lícia, ele era um dos ‘piratas cibernétic­os’ da quadrilha.

Os criminosos foram denunciado­speloGrupo­deAtuaçãoE­special de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público-RJ, por crimes patrimonia­is,comsubtraç­ãodevalore­sde contasbanc­áriasporme­iodetransa­çõesfraudu­lentas,alémdelava­gemdedinhe­iroeorgani­zaçãocrimi­nosa.Aotodo,237pessoas­estão envolvidas no esquema que teria desviado mais de R$ 30 milhões.

Uma das fraudes é o envio de e-mails e mensagens por celular, como sendo de bancos, pedindo para que os clientes atualizass­em suas senhas, depois de serem direcionad­asasitesco­mprogramas maliciosos,capazesdec­apturarinf­ormaçõesde­contasesen­has,que permitiam à quadrilha retirar dinheiro das contas. Os criminosos também ligavam para as vítimas sefazendop­assarporfu­ncionários de bancos para obter dados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil