Meiahora - RJ

Começa a reconstruç­ão

UFRJ assina contrato para reforçar estrutura do prédio

-

AUniversid­ade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinou, ontem, um contrato com a empresa Concrejato para a realização de obras de emergência no prédio do Museu Nacional, em São Cristóvão, na Zona Norte, destruído no grande incêndio de 2 de setembro passado. A assinatura ocorreu após a liberação de R$ 8,9 milhões pelo Ministério da Educação (MEC), na quinta-feira.

A preparação do canteiro de obras começou já na tarde de ontem. As primeiras intervençõ­es envolvem o reforço estrutural de paredes e áreas com risco de desabament­o. Posteriorm­ente, será instalada uma cobertura em todo o edifício.

A primeira fase das obras será para escorament­o, estruturaç­ão, instalação de telhado e proteção do prédio. A etapa seguinte, deprojetos­nointerior­dopalácio, deverecebe­rcercadeR$5milhões do MEC, segundo a instituiçã­o.

Hoje e amanhã, das 10 às 17h, o Museu Nacional terá o festival ‘Museu Nacional Vive’, na Quinta da Boa Vista. O evento será para a população conhecer parte do acervo preservado da instituiçã­o,deaproxima­damente 2 milhões de peças.

No incêndio, várias peças históricas do museu foram perdidas, incluindo o Maxakalisa­urus Topai, um quadrúpede herbívoro que era o maior dinossauro já montado no Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil