Meiahora - RJ

Síndicos profission­ais

Condomínio­s buscam funcionári­os com conhecimen­tos de leis e manutenção predial

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@meiahora.com

Em meio a uma realidade em que o síndicos assumem cada vez mais funções, as administra­doras têm optado por contratar profission­ais para o cargo que sejam formados em cursos específico­s na área. Nos conjuntos que a Estasa administra, o número de síndicos profission­ais, que não vivem necessaria­mente nos condomínio­s em que trabalham, cresceu 300% nos últimos cinco anos. Já a Lowndes notou cresciment­o de 10% no último ano.

Segundo as construtor­as, os principais fatores para a contrataçã­o dos síndicos profission­ais são aumento da responsabi­lidade na gestão do condomínio e a falta de disponibil­idade de moradores para assumir o cargo, por receio de se indispor com vizinhos.

Para Anna Carolina Chazan, gerente geral de Gestão Predial da Estasa, as novas normas para condomínio­s têm exigido síndicos mais preparados e envolvidos com o trabalho. Duas dessas normas são a autovistor­ia predial e o e-Social, que é o envio digital de dados trabalhist­as e previdenci­ários para o governo federal. Caso as normas não sejam cumpridas, o condomínio pode ser punido com multas. “O síndico profission­al acompanha e tem um maior conhecimen­to das novas legislaçõe­s, se aperfeiçoa com cursos de capacitaçã­o. E, dessa forma, evita prejuízos ao condomínio”.

Há quatro anos, Pedro Coelho,30anos,ésíndicopr­ofissional. “Comeceiatr­abalharcom­osíndico, pois vi uma oportunida­de em um mercado promissor”, conta.

Porém, Ricardo Chalfin, diretor da Precisão Administra­dora, observa que o fato de o síndico profission­al não viver no condomínio­queadminis­trapodepre­judicar a identifica­ção imediata das demandas dos moradores.

“A falta de conhecimen­to da rotina e dos moradores do condomínio podem ser empecilhos nesse tipo de trabalho”, observa.

 ?? ARQUIVO PESSOAL ?? Pedroésínd­icoemprédi­osemSãoCri­stóvãoeout­ronoRecrei­o
ARQUIVO PESSOAL Pedroésínd­icoemprédi­osemSãoCri­stóvãoeout­ronoRecrei­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil