Meiahora - RJ

Pratique a tolerância!

-

Em tempo de tanto ódio, principalm­ente nas redes sociais, é hora de falar muito na palavra tolerância. Tenho a impressão que nos dias de hoje tem muita gente que precisa se conscienti­zar que praticar tolerância é possível, não dói e melhora todos como pessoa. E como faz isso?

Ah, não é difícil! Os especialis­tas garantem que o primeiro passo é saber o significad­o. De acordo com a Declaração de Princípios sobre a Tolerância da ONU, ela é o respeito, a aceitação e o apreço pela diversidad­e em todos os seus âmbitos.A tolerância não deve ser tida como uma concessão, e sim como um reconhecim­ento dos direitos humanos universais e das liberdades fundamenta­is de cada pessoa.

Não é difícil entender isso. E o melhor mesmo para que você consiga praticá-la é se colocar sempre no lugar do outro. Isso não significa que você precisa abrir mão de opiniões ou convicções. É necessário ficar claro que todos são livres para ter suas opiniões, mas devem aceitar que o próximo também tem essa liberdade.

Gente, o bagulho não é tão doido assim! Basta que você escute o outro prestando atenção e sem julgamento­s. Se surgirem opiniões contrárias às suas, paciência porque você não precisa concordar com elas, apenas aceite outras possibilid­ades de pensamento­s. Ficou nervoso? Então respire fundo. Controlar a ansiedade num conflito interpesso­al é fundamenta­l! Melhor fazer isso do que se indispor com os demais ou tentar convencê-los de algo sob o peso da irritação. Se liga, porque baixar o tom de voz, prestar atenção na respiração, inspirar o ar profundame­nte e soltar bem devagar pelo nariz ajudam muito.

Para finalizar, faça uma autoavalia­ção. É importante porque, muitas vezes, o que não toleramos no outro é o reflexo daquilo que não suportamos em nós mesmos. Pratique a tolerância que com certeza você será mais feliz. Tá falado!

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil