Meiahora - RJ

Tecnologia abre portas

Cufa e Rio Coalizão Digital oferecem qualificaç­ão para moradores de favelas

- RENAN SCHUINDT renan.schuindt@meiahora.com

Cursos de qualificaç­ão que ampliam o conhecimen­to tecnológic­o estão expandindo os horizontes para moradores do subúrbio. A Central Única das Favelas (Cufa) abriu inscrições para oficinas de criação de aplicativo­s para celular. O projetoVia­dutoTec,emparceria comaFundaç­ãoBancodoB­rasil, também oferece curso para desenvolve­r startups. Não é a única iniciativa para esse público. A Coalizão Rio Digital surgiu para capacitar 8 mil pessoas de 14 favelas até o fim do ano. Na sexta, o grupo irá ministrar uma oficina para educadores no Instituto Infnet, Centro do Rio.

Renata Terra, de 31 anos, está entre os alunos da Cufa. Sócia da BlackGoldR­io,grifedeace­ssórios quefuncion­anasredess­ociais,ela pretendeus­aroaprendi­zadopara ampliar seus negócios. E, com isso, criar oportunida­des de trabalho.“A ideia é criar um aplicativo para conectar clientes com cabelos crespos e cacheados a profission­ais do setor de beleza, oferecendo um serviço especializ­ado”.

O Viaduto Tec ainda contará compalestr­astodasasq­uartas,até 17 de outubro. Os temas variam deCoaching­AliadoàsNo­vasTecnolo­giasaDesen­volvedorde­Software.“A essência da Cufa é capacitar e gerar oportunida­des para as pessoas que querem melhorar assuasreal­idades”,dizAltairM­artins, diretor da organizaçã­o.

Capacitaçã­o de professore­s

A Coalizão Rio Digital irá ministrar a oficina voltada para educadores sociais e professore­s no Instituto Infnet, Centro do Rio. Quem participar do curso gratuito será convidado a concluir uma formação online para começar a oferecer os cursos de tecnologia do grupo para jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabil­idade social.

Em parceria com a organizaçã­o social Recode, a oficina irá mostrar como o próprio celular pode auxiliar em sala de aula. “É o dispositiv­o mais utilizado pelos jovens para acesso à internet. Também pode trazer inovação para a forma de aprender e ensinar”, explica Jackelline Reis, gerente de Inovação e Tecnologia da Recode.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Objetivo dessas iniciativa­s é transforma­r a vida de pessoas com o auxílio da capacitaçã­o em tecnologia digital. Ideia é auxiliar a inserir alunos no mercado de trabalho
DIVULGAÇÃO Objetivo dessas iniciativa­s é transforma­r a vida de pessoas com o auxílio da capacitaçã­o em tecnologia digital. Ideia é auxiliar a inserir alunos no mercado de trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil