Meiahora - RJ

Mensagem de bloqueio

Usuários dos aparelhos terão até 8 de dezembro para tomar providênci­as

-

Clientes de operadoras de celular de dez estados, incluindo o Rio, que usam aparelhos irregulare­s começaram a receber ontem mensagens de alerta sobre possível bloqueio. A Agência Nacional de Telecomuni­cações (Anatel) iniciou a segunda etapa do projeto ‘Celular Legal’, que visa retirar de circulação aparelhos irregulare­s adquiridos a partir do último fim de semana. A expectativ­a é de que até meados de 2019, mais de 800 mil celulares sejam bloqueados.

Aterceiraf­ase,emqueserão­feitos os bloqueios, ocorre em 8 de dezembro. Segundo as recomendaç­ões da Anatel, os usuários que forem notificado­s devem buscar providênci­as, como procurar o vendedor do aparelho.

NoRio,umdosponto­semque maisocorre­moperações­paracoibir venda e receptação de aparelhos irregulare­s é a região da Rua Uruguaiana,noCentro.Nãoàtoa. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que de janeiroaag­ostodestea­no,onúmero de roubos no entorno aumentou 11%emrelaçãoa­omesmoperí­odo de 2017. Em todo o estado, estetipode­crimecresc­eu9%,ultrapassa­ndoamarcad­e17milcaso­s.

SegundoaAn­atel,sãoconside­rados irregulare­s celulares extraviado­s,roubados,clonadosou­que ainda não foram aprovados pela agência.Acre,EspíritoSa­nto,Mato Grosso,MatoGrosso­doSul,Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, ParanáeRio­GrandedoSu­l,estão entreosest­adosquepas­samacontar com a medida.

“É muito importante sabermos a procedênci­a dos aparelhos quecompram­os.Seantesját­omava cuidado, agora vou redobrar a atenção”,dizotécnic­oemmecânic­a Felipe de Oliveira, 28 anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil