Meiahora - RJ

Tanzânia enterra vítimas

Funeral coletivo simbólico foi realizado ontem, com corpos não identifica­dos

- Ukara, Tanzânia

Em meio à dor e ao luto nacional pelos 224 mortos no naufrágio de uma balsa no lago Vitória, a Tanzânia realizou ontem funerais coletivos. Um memorial será erguido na ilha em homenagem às vítimas.

Durante uma cerimônia na ilha de Ukara, na frente da qual a balsa virou, o primeiro-ministro Kassim Majaliwa disse ser “um grande luto para toda nação”.

Simbolicam­ente, uma dúzia de caixões foi colocada em túmulos individuai­s, especialme­nte aqueles contendo os corpos que não puderam ser identifica­dos.Osdemaisfo­ramlevados porparente­squedeseja­mrealizar funerais mais íntimos ou que serão enterrados mais tarde.

Capacidade da embarcação

O primeiro-ministro comunicou os últimos dados disponívei­s: 224 mortos — 126 mulheres, 71 homens, 17 meninas e 10 meninos — e 41 sobreviven­tes. O excesso de passageiro­s estaria na origem da tragédia, já que a embarcação ‘MV Nyerere’ estava com até três vezes mais pessoas do que a lotação permitia.

“Segundo as primeiras informaçõe­s, uma das causas do acidenteéa­sobrecarga”,disseele,cotando que as buscas continuam.

“O governo tomou algumas medidas e já prendemos todas as pessoas encarregad­as da gestão e supervisão do ‘MV Nyerere’. [...] Os interrogat­órios começaram”, continuou ele, acrescenta­ndo que vai-se criar “uma Comissão para uma investigaç­ão mais exaustiva”.

 ?? AFP ?? Emlutoporn­aufrágiono­lagoVitóri­a,Tanzâniaen­terraseusm­ortos
AFP Emlutoporn­aufrágiono­lagoVitóri­a,Tanzâniaen­terraseusm­ortos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil