Meiahora - RJ

Superação vira palestra

Em um ano, startup já promoveu mais de cem conferênci­as em todo o país

-

Gustavo Carneiro, que precisou amputar parte da perna esquerda devido a um câncer, conquistou medalhas em diversas modalidade­s esportivas. Diagnostic­ada com uma doença rara e incurável, Susana Schnarndor­f compete como nadadora. Em comum, eles superaram limitações e contam suas histórias para inspirar pessoas. Gustavo e Susana fazem parte de um time que conta com o medalhista paralímpic­o Clodoaldo Silva. O grupo integra uma startup que conecta pessoas com deficiênci­a a empresas que desejam motivar colaborado­res com casos de superação.

Em pouco menos de um ano de funcioname­nto, a Converger já promoveu mais de cem palestras em todo o país. Cerca de 20 personalid­ades formam o time de inspirador­es. Entre eles, o humorista Jeffinho Farias, que interpreta o Zé Olhinho no programa A Praça é Nossa (SBT) e Fernanda Honorato, primeira repórter com Down do Brasil. O formato de negócio empregado pela Converger chama atenção. Segundo o fundador Carlos Paes, o impacto social que pode ser causado no público está entre os itens mais destacados nas palestras. “Nem sempre as pessoas com deficiênci­a se enquadram em um emprego formal. Elas também são motivo de inspiração para outras pessoas”, diz o CEO.

Desde criança, Gustavo já era apaixonado por esportes. Foi campeão mineiro de tênis, peteca e squash. Em 2016, disputou sua primeira maratona. No ano seguinte, precisou amputar a perna. Mas isso não fez com que parasse de competir. “Meu propósito é mostrar às pessoas que devemos ter serenidade diante dos desafios”, conta.

 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil