Meiahora - RJ

Milícias detonadas em São Gonçalo e Maricá

Bandos ‘compravam’ PMs, alugavam armas de batalhão e infernizav­am moradores

-

Uma operação da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) desarticul­ou três grupos de milicianos que agiam em São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolit­ana do Rio. Um dos grupos era liderado, segundo as investigaç­ões, por um sargento da PM, que já cumpria prisão domiciliar sob acusação de receber dinheiro de traficante­s. O policial Wainer de Teixeira Júnior, capturado em casa, é apontado como chefe de um grupo de milicianos em Maricá.

Segundo a Polícia Civil, o grupo de Wainer e duas milícias de São Gonçalo cometeram mais de 50% dos homicídios no município e também em Niterói, Itaboraí e Maricá, desde 2016. O bando ingressava no território matando traficante­s de drogas e extorquia moradores e comerciant­es para que adquirisse­m produtos e serviços ilícitos. Eles também expulsavam parentes de rivais e tomavam os imóveis.

A Operação Gerais prendeu 18 suspeitos (três em flagrante) e apreendeu dez armas. O objetivo da ação era o cumprir 24 mandadosde­prisão.AdelegadaB­árbara Lomba, titular da DHNSG, ressaltou que os milicianos aterroriza­vam os moradores: “Muitas vezesnãoco­nseguíamos­elucidar os crimes pela forma de atuação desses grupos. As pessoas conhecem os criminosos, matam sem qualquer disfarce, à luz do dia”.

 ?? Fotos Maíra Coelho ??
Fotos Maíra Coelho
 ??  ?? OPMWainerd­eTeixeira(fotomaior),chefedamil­íciaqueatu­aemMaricá,epartedoma­terialapre­endido
OPMWainerd­eTeixeira(fotomaior),chefedamil­íciaqueatu­aemMaricá,epartedoma­terialapre­endido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil