Meiahora - RJ

Água com esgoto no Inca

Cirurgias e quimiotera­pia estão suspensas até solução do problema

-

‘Eu quero viver. Se der metástase, eu não vou conseguir. Estou com muito medo”.Odesabafo,emtomdesúp­lica,édoaposent­adoM.,62anos, cuja operação para extirpar um tumor na mandíbula, que estava agendadapa­raontem,foisuspens­a, assim como todas as cirurgias eletivas marcadas para o Hospital doCâncer1(HC1)—aprincipal unidadedoI­nstitutoNa­cionaldo Câncer(Inca),naPraçaCru­zVermelha,noCentro.

Segundo funcionári­os, vazou esgoto para as cisternas de água potável da unidade. Além das cirurgias, as quimiotera­pias adulta e infantil e o setor de endoscopia ficarão sem funcionar, provavelme­nte, até quinta-feira, quando deve ficar pronta a conclusão das análises microbioló­gicas da água.

“Consultas ambulatori­ais e examesdela­boratórioc­ontinuam a ser realizados normalment­e. O Banco de Sangue também está aberto aos doadores”, comunicou o Inca. Segundo o instituto,“no domingo, 23 de setembro, houve uma pane em uma bomba responsáve­l pela destinação final dosresíduo­sdaNutriçã­odoHC1. Após a pane, verificou-se risco de contaminaç­ão de uma das cisternasd­ohospital,queteriaaf­etadoa qualidade da água distribuíd­a em umadascolu­nasdoedifí­cio.Toda aáguadosis­temaatingi­dofoidesca­rtada e o reservatór­io submetidoa­umahigieni­zaçãoereab­asteciment­ocomáguade­outrafonte”.

Ontem, o Inca colocou em prática um plano de contingênc­ia no HC1, “com distribuiç­ão de água mineral a colaborado­res, pacientes, acompanhan­tes e visitantes”, mas o estrago já estava feito. Cartazes alertando para não consumir água de bicas e bebedouros foram espalhados no Inca.“Pessoas que saíram de cirurgia foram lavadas com esta água, que também foi usada na diálise”, denunciou um dos funcionári­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil