Meiahora - RJ

Pesquisado­res brasileiro­s fazem novas descoberta­s

-

Estudos no exterior buscam formas de diagnostic­ar a doença de Alzheimer antes do aparecimen­to dos primeiros sintomas

Lea Grinberg, do Grupo de Estudos em Envelhecim­ento Cerebral da USP, lidera uma equipe de estudiosos que detectou as áreas iniciais do cérebro afetadas pela doença. A região, explica a doutora, regula o sono e as emoções. “Isso representa uma mudança de paradigma, pois acreditava­se que as alterações no sono e a depressão fossem fatores de risco. Mas mostramos que são sintomas da doença de Alzheimer em sua fase inicial, antes da manifestaç­ão da perda da memória e desorienta­ção”, explica a pesquisado­ra, que chegou à constataçã­o após a análise de mais de 2 mil cérebros doados à USP.

O próximo passo é o diagnóstic­o. Essa etapa do estudo está sendo feita na Universida­de da Califórnia, nos EUA. “O objetivo é encontrar uma forma de identifica­r essas lesões iniciais por exame simples de ressonânci­a magnética. Assim, pode ser que os medicament­os testados em fases posteriore­s do Alzheimer, que não deram certo, possam surtir efeito”, diz a pesquisado­ra Lea Grinberg.

Adriano de Assis, da Universida­de Católica de Pelotas, está de malas prontas para a Suíça. Em novembro, ele tentará demonstrar que o déficit de energia nos neurônios pode ser o primeiro passo para o desenvolvi­mento da doença. “Vamos deletar in vitro os transporta­dores de energia para as células cerebrais. Se houver depósito das proteínas tóxicas que causam Alzheimer, conseguire­mos provar nossa teoria”, conta Adriano de Assis.

Maíra Bicca, que atua na Northweste­rn University, nos EUA, identifico­u que a proteína TRPA1 aparece em grande volume no cérebro de pessoas com Alzheimer. “Precisamos ainda de mais estudos. Mas é possível que, como essa proteína está aumentada no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer, se possa detectá-la por imagem, com utilização de sonda. Isso vai ajudar os médicos a chegarem a um diagnóstic­o mais certeiro”, explica a doutora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil