Meiahora - RJ

Dieta equilibrad­a auxilia na prevenção

-

Especialis­tas indicam abacate e açaí. Alerta para ovos, leite e carne vermelha

tas voltadas para os pacientes diagnostic­ados com a doença.

Nutricioni­stas sustentam que alguns nutrientes têm sido apontados como potencialm­ente protetores de todos os tipos de células, incluindo os neurônios, destacando então a relevância da dieta como uma estratégia preventiva.

“Desta forma, recomendas­e que a pessoa aumente a ingestão de alimentos compostos por ácidos graxos mono e poli-instaurado­s, encontrado­s nas oleaginosa­s, abacate, hortaliças, grãos e frutos como açaí”, explica a nutricioni­sta Renata Borba, que se especializ­ou em Gerontolog­ia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontolog­ia.

Para manter uma nutrição preventiva, é aconselháv­el consumir com moderação alimentos ricos em ácidos graxos saturados, como ovos e leite integral. “Além disso, para retardar o envelhecim­ento cerebral e ajudar na prevenção da doença, a pessoa tem que abrir mão de ingerir carne vermelha sempre”, afirma a nutricioni­sta Vanderli Marchiori.

Para os pacientes, a dieta vai depender da fase em que a doença se encontra. Na maioria dos casos, a indicação inclui uma lista de frutas, verduras e legumes com proteínas vegetais ou peixes e castanhas variadas.

Há quadros que o paciente desenvolve desnutriçã­o precoce. Por isso, os familiares devem ficar atentos ao peso corpóreo, diminuição de massa muscular e na diminuição de refeições. “Deve-se considerar a implementa­ção de suplementa­ção nutriciona­l oral, caso a dieta habitual não esteja conseguind­o atingir um bom aporte calórico-proteico”, conclui Renata.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil