Meiahora - RJ

Rodada dá alívio aos quatro do Rio

Flu e Bota já respiram melhor e Fla volta a sonhar

-

Demorou um ano e quatro meses, 62 rodadas, para os quatro grandes do Rio voltarem a vencer juntos no Campeonato Brasileiro. Vasco, Fluminense e Botafogo ganharam pontos preciosos na luta contra o rebaixamen­to, enquanto o Flamengo voltou a ser forte candidato ao título.

Apesar de ter deixado o Z-4 depois de bater o Bahia, na noite de segunda-feira, em São Januário, o Vasco ainda tem 49% de risco de ser rebaixado — mais que Chapecoens­e (41%) e Ceará (49%), que estão na zona da degola —, segundo o matemático Tristão Garcia. Isso acontece porque os cálculos levam em conta não apenas a tabela do Campeonato Brasileiro, mas também o rendimento dentro e fora de casa.

Já o Fluminense, que venceu a Chapecoens­e na mesma noite, na Arena Condá, diminuiu para 2% o risco de queda e, na nona colocação, já começa a sonhar com uma classifica­ção para a Copa Libertador­es. O Botafogo, ao bater o concorrent­e Vitória, no último fim de semana, também ganhou tranquilid­ade e tem apenas 5% de risco de rebaixamen­to.

Paraná (99%) e Sport (83%) são os que vivem situação mais complicada­eprecisamd­eummilagre para permanecer na Série A.

Ainda na quarta colocação, mesmo depois da vitória sobre o Atlético-MG, o Flamengo, a três pontos do líder São Paulo (22%), tem 4% de chances de título — as mesmas do Grêmio, na quinta posição. Já o Palmeiras, apesar de ser vice-líder, tem a maior probabilid­ade de ser campeão (36%), seguido pelo terceiro colocado Internacio­nal (33%).

Quando o assunto é Libertador­es da América, o RubroNegro vive situação confortáve­l. O time tem 56% de chances de terminar o campeonato no G-4, mas só precisa ficar entre os seis primeiros para jogar a pré-Libertador­es. Inter (93%), Palmeiras (92%) e São Paulo (90%) estão quase garantidos no torneio, enquanto o Grêmio segue o Flamengo de perto, com 52% e o Atlético-MG (1%) corre por fora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil