Meiahora - RJ

PrEssão AltA, A vilã!

-

Você sabia que a pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiên­cia renal e cardíaca? Pois é! Os especialis­tas afirmam que o problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influencia­m nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida de cada pessoa.

Alguns exemplos são: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física. Os sintomas da hipertensã­o costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito. Dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangrament­o nasal são alguns deles. Mas o que fazer já que esta é uma doença silenciosa? Os médicos afirmam que a pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. E são eles — os médicos — que determinam o melhor método para cada paciente.

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece gratuitame­nte medicament­os nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são de 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profission­al do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.

Tem prevenção? Claro, os médicos orientam que o melhor é manter o peso, não abusar do sal, praticar atividade física, aproveitar o lazer, não fumar, moderar o consumo de álcool, evitar alimentos gordurosos e controlar o diabetes. Fiquem atentos, porque com a pressão não podemos brincar! Tá falado!

 ?? BANCO DE IMAGENS ??
BANCO DE IMAGENS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil