Meiahora - RJ

Flávio Bolsonaro e Arolde no Senado

Eles ganharam a briga pelas duas vagas na Casa

-

Aonda Bolsonaro tomou conta da bancada do Parlamento do Rio e de Brasília.NaAssemble­iaLegislat­iva,o número de eleitos subiu de dois para 13, entre os 70 deputados. Na Câmara, a representa­tividade do nanico PSL aumentou de um para 12 entre os 46 do estado. No Senado, a dobradinha Flávio Bolsonaro, do PSL, e Arolde de Oliveira, do PSD, saiu vitoriosa, deixando para trás o ex-prefeito evereadorC­esarMaia,doDEM, e Lindberg Farias, do PT.

A disputa foi acirrada até o final, mas Maia, que figurou nas pesquisas como um dos donos da segunda vaga, perdeu com 16,67%, contra 17,06% para Arolde. Filhos de políticos tradiciona­is, como do ex-governador Sérgio Cabral, condenado a mais de 170 anos de prisão, e do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, estão fora do tabuleiro eleitoral.

No Senado, Flávio reinou absoluto e computou mais de quatro milhões de votos. “O cresciment­o do PSL superou as expectativ­as. Foi a força do Bolsonaro na reta final”, avaliou Michael Mohallem, professor da FGV Direito Rio.

O PT só elegeu para a Câmara a deputada Benedita da Silva e o PSol, quatro parlamenta­res, sendo Marcelo Freixo o mais votado. O ex-governador Anthony Garotinho, que foi considerad­o inelegível para concorrer ao governo do estado, emplacou os dois filhos na Câmara, Clarissa, do Pros, e Wladimir, do PRP.

Na Alerj, apesar da maior bancada ser do PSL, o Psol conseguiu aumentar a representa­tividade de quatro para cinco com a força da vereadora Marielle Franco, assassinad­a com seu motorista Anderson Gomes em março, o Estácio. As deputadas eleitas Renata Souza, Monica Francisco e Dani Monteiro são negras e trabalhara­m com Marielle Franco.

 ?? RepRodução do Facebook ?? Flávio Bolsonaro é filho do presidenci­ável Jair Bolsonaro
RepRodução do Facebook Flávio Bolsonaro é filho do presidenci­ável Jair Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil