Meiahora - RJ

Uma conexão além-mar

Mais de 80 mil brasileiro­s se mudaram para terras lusitanas no ano passado

- RENAN SCHUINDT renan.schuindt@meiahora.com.br

Oanalista de sistemas Carlos Frederico, de 52 anos, sonha em se mudar com toda a família para Portugal. Um desejo motivado pelo momento de instabilid­ade econômica no país. Até o ano que vem, ele deverá se juntar a uma colônia formada por mais de 80 mil brasileiro­s que deixaram o país no ano passado para viver em terras lusitanas, segundo o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo divulgado pelo Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras do país. Em meio a esse cenário, representa­ntes de marcas portuguesa­s vieram pela primeira vez para a Expo Franchisin­g ABF Rio, na semana passada, para captar investidor­es brasileiro­s.

“Vi que a feira contou com um espaço dedicado aos que querem investir em Portugal. Como estou perto de me aposentar e a situação no Brasil é incerta,estoumeant­ecipando”,disseCarlo­sFrederico,quepretend­e integrar a colônia de brasileiro­s, a maior formada por estrangeir­os em Portugal. “É o momento ideal para os brasileiro­s abrirem franquias em nossa terra”, argumentou Cristina Matos, presidente da Associação Portuguesa de Franshisin­g (APF).

Solicitaçã­o de visto

Entre os stands, estavam uma marca de roupas infantis e uma rede de academia que foca no serviço de eletroesti­mulação muscular. Para solicitar o visto e entrar em Portugal como imigrante empreended­or, é preciso fazer o pedido no Consulado português no Brasil. Após a solicitaçã­o, a liberação pode sair em até 60 dias.

 ?? DIVULGAÇÃO/TÉRCIO TEIXEIRA ?? Espaço Portugal ofereceu orientaçõe­s sobre cidadania portuguesa, vistos e consultori­a para estudos de mercado em terras lusitanas
DIVULGAÇÃO/TÉRCIO TEIXEIRA Espaço Portugal ofereceu orientaçõe­s sobre cidadania portuguesa, vistos e consultori­a para estudos de mercado em terras lusitanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil