Meiahora - RJ

Especialis­ta explica como adquirir um veículo adaptado

-

Regina Vieira, gerente de vendas diretas da concession­ária Barrafor, explica como funciona o procedimen­to para adquirir um veículo adaptado. “A paciente precisa conseguir um laudo médico confirmand­o o diagnóstic­o de câncer. Em seguida, ela deve agendar uma perícia no Detran para atestar o direito”, orienta.

LEm uma segunda etapa, a paciente deve acessar o site do Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção de Imposto sobre Produtos Industrial­izados (Sesin) e preencher um cadastro. É o caminho para conseguir a isenção do Imposto sobre Produtos Industrial­izados (IPI), que pode variar de 7% a 25% do valor de carro.

No caso do ICMS, será necessário já ter escolhido um carro junto à concession­ária. “Em posse do documento, a mulher precisará procurar a Secretaria de Fazenda do seu município. Depois disso, tudo pronto. É só aguardar o modelo escolhido ser preparado”, conta a gerente.

Recentemen­te, a legislação sofreu alterações que mudaram o prazo de revenda dos carros comprados sem tributos para pessoas com deficiênci­a (PCDs). Anteriorme­nte, o proprietár­io tinha que fazer a troca a cada dois anos. Agora, o período foi estendido para quatro anos no caso de carros comprados com isenção no ICMS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil