Meiahora - RJ

IML tá ‘mortinho da silva’

Equipament­o que custou R$ 32,2 milhões está sucateado e funciona precariame­nte

-

Inaugurado em 2009 com instalaçõe­s e equipament­os de ponta, o Instituto Médico Legal (IML) do Rio, em São Cristóvão, na Zona Norte, agoniza. Funcionári­os denunciam que faltam insumos, materiais de limpeza e até gente pra trabalhar. E o sucateamen­to da unidade, que custou R$ 32,2 milhões, não para por aí. O prédio tem apenas um banheiro funcionand­o, mas sem descarga, pias, torneiras e vasos sanitários.

Namanhãdeo­ntem,váriasfamí­liasespera­vampelalib­eraçãode corpos.Omotivodal­ongaespera, segundo informaçõe­s de funcionári­os, é que equipament­os estão quebrados e a atual estrutura não suportaade­manda.“Estamostra­balhando no limite. Há dias que não podemos fazer nada porque faltaágua”,contaumfun­cionário, que preferiu não se identifica­r.

No último sábado, por falta de água, dezenas de corpos teriam ficado amontoados nas gavetas e só começaram a ser necropsiad­os após o retorno do abastecime­nto, à tarde.

Para minimizar os problemas, funcionári­os têm comprado luvas, materiais de limpeza e até água, além de carregarem baldes de água para dar descarga no único banheiro que funciona.

“Étristeess­asituação.Numespaço que deveria ter um mínimo de conforto, para nós, está assim, abandonado”, diz uma mulher que aguardava para identifica­r o corpo de um parente.“A situação estácompli­cadaaqui”,relatouum outro agente que trabalha no lugar.Atéofecham­entodestae­dição, a Polícia Civil ainda não havia retornadoo­contatodar­eportagem.

 ?? AgênciA O DiA ?? O único banheiro para o público está sem pias, torneiras e vasos
AgênciA O DiA O único banheiro para o público está sem pias, torneiras e vasos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil