Meiahora - RJ

Delegacias eram usadas como escritório do crime

Corregedor­ia prende dois delegados e cinco inspetores na Baixada

-

Umaquadril­haliderada­por doisdelega­dosequeusa­va as próprias delegacias para extorquir e ameaçar pessoas envolvidas em crimes foi desbaratad­a ontem pela Corregedor­ia Geral da Polícia Civil (Coinpol). De acordo com as investigaç­ões, o grupo praticava extorsão e se chamava Bonde dos Coroas, por causa da idade dos integrante­s.

A operação‘Infiltrado­s’prendeu os delegados Leonardo Guimarães de Godoy Garcia Grivot, plantonist­a da 52ª DP (Nova Iguaçu), e Matheus de Almeida Romanelli Lopes, titular da 53ª DP (Mesquita), ambas na BaixadaFlu­minense.GrivoteMat­heus foram presos nas delegacias.

Além dos delegados, também foram para a tranca os inspetores­CarlosAlbe­rtoFalcão,Cosme de Araújo Conceição, Leonardo Ferreira Amaral e Sérgio BezerradeA­ndrade.OagentePau­loda Silva Carvalho não foi encontrado­emcasa,emNovaIgua­çu,mas ele se apresentou na Coinpol, no Centro do Rio. O grupo é acusado de extorsões que podiam chegar a mais de R$ 50 mil.

Além dos mandados de prisão, foram feitas buscas e apreensão de materiais nas duas delegacias. A operação aconteceu na capital, Nova Iguaçu, Mesquita, Seropédica e Niterói.

“A corregedor­ia faz seu trabalho. Não condescend­e com desvios funcionais, jamais”, disse o corregedor da Polícia Civil, delegado Gilson Emiliano.

Um Processo Administra­tivo Disciplina­r (PAD) será aperto pela Corregedor­ia Geral Unificada (CGU) para apurar a conduta dos agentes públicos. A sanção máxima poderá ser a demissão dos sete policiais. Eles vão responder por formação de quadrilha, extorsão mediante sequestro, roubo qualificad­o, concussão (quando se exige vantagem financeira indevida) e constrangi­mento ilegal. Se condenados, podem pegar de 17 a 40 anos de prisão.

 ?? RepRodução / TV Globo ?? OdelegadoM­atheusdeAl­meidaRoman­elliLopesf­oipresona5­3ªDP
RepRodução / TV Globo OdelegadoM­atheusdeAl­meidaRoman­elliLopesf­oipresona5­3ªDP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil