Meiahora - RJ

Sino é salvo pelo gongo

Ladrões de igreja no Caju se assustam com populares e fogem

-

Comerciant­es e moradores do Caju conseguira­m evitarorou­bodosinoda­Igreja NossaSenho­radoBonfim,namanhãdeq­uarta-feira.Aparóquiaf­oi construída no Século 18, em um terrenoced­idoporDomP­edroII. Um vendedor ambulante ouviu oestrondop­rovocadope­laqueda do sino e foi verificar.

“Achei que era uma batida de carros. Percebi que muitas pessoas passavam olhando para a igreja e fui lá. Quando cheguei, havia dois homens tentando levar o sino. Eu disse que ia chamar a polícia e eles fugiram correndo. Estavam até com um carrinho de madeira para o transporte”, disse José Menezes Filho, de 58 anos, que vende doces perto da igreja e é vigia voluntário do templo.

O terreno pertence à Irmandade Senhor do Bonfim, na qual a Arquidioce­se presta assistênci­a religiosa.

Uma mulher que também estava perto da igreja no momento da tentativa de roubo disse que se preocupou com outras peças do templo. “Lá também ficam uma imagem histórica do Bonfim e da Nossa Senhora do Paraíso, mas não tentaram levá-las. Para evitar que sejam roubadas, resolvemos tirá-las da igreja”, disse.

Brenno Marques, de 21 anos, quetrabalh­anaadminis­traçãoda paróquia, conta que às 6h30 recebeu uma ligação dando conta do ocorrido. “Ao saber da tentativa de roubo, corri para a igreja e vi o sino no chão. Para evitar problemas semelhante­s, a Arquidioce­se se propôs a guardar o sino em seu museu.Aigrejaest­áfechadade­sde 2011 e foi interditad­a pela Defesa Civil por estar muito malconserv­ada. Por dentro, ela está cheia de rachaduras,mofo.Porpegarmu­itachuva,amadeiraac­abaficando frágil e há risco de cair”, contou.

A Polícia Civil investiga o caso e busca imagens de câmeras de segurança para identifica­r os criminosos que tentaram roubar o sino histórico.

 ??  ??
 ?? FOTO ENVIADA PARA O ZAP ZAP DO MEIA HORA ?? Bandidoste­ntaramroub­arosinodaI­grejaNossa­SenhoradoB­onfim
FOTO ENVIADA PARA O ZAP ZAP DO MEIA HORA Bandidoste­ntaramroub­arosinodaI­grejaNossa­SenhoradoB­onfim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil