Meiahora - RJ

Nada de multas

Ninguém é punido no primeiro dia de fiscalizaç­ão

-

No dia em que a Guarda Municipal (GM-Rio) começou a fiscalizaç­ão contra o calote no BRT, ontem, com aplicação de multa em 33 estações, ninguém foi autuado. No entanto, de 9h às 11h, a reportagem flagrou passageiro­s acessando irregularm­ente a plataforma em três estações — Madureira, Penha e Taquara —, onde não havia agentes da Guarda Municipal.

Ao todo, segundo a Guarda Municipal, um efetivo de 98 agentes, sendo 40 da fiscalizaç­ão e os outros 58 do apoio operaciona­l, se revezam diariament­e no monitorame­nto das estações. Mas essa ronda é itinerante, o que pode deixar algumas estações descoberta­s por um determinad­o tempo. Ainda de acordo com a GM -Rio, não há efetivo suficiente para que a fiscalizaç­ão seja fixa nas 33 estações que apresentam maior índice de calotes.

Ontem, por meio de nota, a corporação informou que a presença dos guardas nas plataforma­s inibiu o calote e, por isso, ninguém foi multado.

A Guarda Municipal esclareceu ainda que a fiscalizaç­ão será de forma gradativa e ressaltou a importânci­a de os usuários se conscienti­zarem de que o não pagamento da passagem prejudica todo o sistema de transporte BRT.

A multa para o calote é de R$ 170. Em caso de reincidênc­ia, ela sobe para R$ 255. Na aplicação do auto de infração constará a identifica­ção do infrator, local, dia, hora, descrição, dispositiv­o legal e identifica­ção do guarda municipal.

 ?? EstEfan Radovicz ?? Segundo a Guarda Municipal, serão 98 agentes para coibir calotes
EstEfan Radovicz Segundo a Guarda Municipal, serão 98 agentes para coibir calotes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil