Meiahora - RJ

FBI prende suspeito de mandar pacotes-bomba

Americano tem passagens por ameaça com explosivos e agressão

- MIAMI, FLÓRIDA

OFBI prendeu ontem o homem responsáve­l pelo envio de pacotes -bomba pelos correios para personalid­ades democratas e críticos do presidente Donald Trump, inclusive o ex-presidente­BarakObama­eaex-secretária de Estado Hillary Clinton, e para o canal CNN. O suspeito é Cesar Sayoc, de 56 anos, que nasceu em Nova York e mora em Aventura, região norte de Miami, Flórida. Ele foi preso no estacionam­ento de uma loja de autopeças, dentro do carro, uma van branca coberta de imagens políticas, como Trump sobre um tanque de guerra e Hillary marcada com um alvo.

Cesar Sayoc foi indiciado por cinco crimes federais, como envio de explosivos, transporte de explosivos entre estados, ameaça a ex-presidente­s e ameaça às comunicaçõ­es nos EUA, cujas penas somadas podem chegar a 58 anos de prisão. Segundo o FBI, ainda não é possível determinar o que levou o homem a enviar explosivos pelos correios. Sayoc foi levado para interrogat­ório e o carro dele foi coberto por uma lona azul e apreendido.

Sayoc tem passagens pela polícia. Em 2002, foi preso em Miami por ameaça de bomba e cumpriu um ano em condiciona­l. A ficha criminal vem desde 1991, com acusações de roubo, agressão e fraude. Nos anos 1980, frequentou a universida­de, mas não se formou. Em 2012, declarou morar com a mãe e não ter como pagar suas dívidas com credores.

Ao todo, 13 pacotes-bomba foram enviados a diferentes endereços, casas e escritório­s e para a sede do canal de notícias CNN, em Nova York. Os dispositiv­os eram todos semelhante­s: um tubo plástico, um relógio, bateria e fio, em um pacote de papel pardo.

 ?? FoToS AFp ?? Cesar Sayoc, 56 anos, enviou pacotes com bombas caseiras e foi preso ontem no estacionam­entode uma loja em Miami
FoToS AFp Cesar Sayoc, 56 anos, enviou pacotes com bombas caseiras e foi preso ontem no estacionam­entode uma loja em Miami

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil