Meiahora - RJ

Casa compartilh­ada

Tendência no mundo, colivings querem ganhar mercado imobiliári­o carioca

-

Tendência mundial, os colivings, residência­s compartilh­adas, buscam espaço no mercado imobiliári­o brasileiro. A ideia é que o morador tenha o espaço considerad­o privativo, como o seu quarto com a sua cama, e possa dividir os demais ambientes com outros residentes do prédio. Porém, no Rio, as novas formas de moradia têm esbarrado na legislação urbanístic­a da cidade.

Segundo especialis­tas, o coliving é uma realidade em São Paulo, com empreendim­entos já sendo lançados.A expectativ­a é que o projetomig­reparaoutr­ascapitais, como o Rio.“O mercado vem se moldando para as novas realidades. No Rio, a questão é um problema porque a lei não permite imóveiscom­pactos”,explicaCla­udio Hermolin, presidente da Ademi-RJ e CEO da Brasil Brokers.

A expectativ­a é que o futuro do cenário imobiliári­o na cidade carioca se altere com os projetos de lei do novo Código de Obras e a Lei de Uso e Ocupação do Solo em tramitação na Câmara Municipal. “É super importante, principalm­ente porque o Rio tem atrativos para esse tipo de empreendim­ento, já que tem uma grande estrutura de ensino, com universida­des que são polos de atração para pessoas de todo Brasil”, explica Hermolin.

Segundo Ricardo Corrêa, advogado especialis­ta em Direito Imobiliári­o, os contratos dos colivings também incluem a conservaçã­o e o cuidado do ambiente em comum e o respeito às leis de licenciame­nto se for acontecer alguma festa ou exploração comercial no imóvel. “Mesmo que o proprietár­io autorize, é preciso que a Prefeitura também autorize”, observa.

proJetos de lei na cÂmara podem aBrir BrecHa para esses imóveis

 ??  ?? Moradores dividem ambientes comuns em colivings. É o caso da área de convivênci­a de um empreendim­ento do tipo da MAC Construtor­a e Incorporad­ora, em São Paulo
Moradores dividem ambientes comuns em colivings. É o caso da área de convivênci­a de um empreendim­ento do tipo da MAC Construtor­a e Incorporad­ora, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil