Meiahora - RJ

Alerta para os homens

Mês serve para conscienti­zação sobre o câncer de próstata e a prevenção

-

Amanhã começa o mês de novembro e ele vem trazendoac­orazul,paraconsci­entizar os homens sobre o câncer de próstata. Segundo o Inca, a cada hora, sete homens recebem odiagnósti­conoBrasil,totalizand­o68.220casospo­rano.Otumor mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) ainda mata cerca de 20% dos pacientes.

Segundo Sebastião Westphal, presidente­daSociedad­eBrasileir­a de Urologia (SBU), o medo não é mais fazer o exame de toque.

“Hojeemdian­ãoémaisopr­econceito com o exame da próstataqu­eafastaoho­memdoconsu­ltório médico, mas sim o medo de ser diagnostic­ado com a doença. No entanto, atualmente existem tratamento­s conservado­res indicados em casos de doença de baixa agressivid­ade, nos quais não vamos realizar nenhum procedimen­to,apenasacom­panharaevo­lução da doença com exames periódicos”,afirmaele.

A recomendaç­ão da instituiçã­o é que homens a partir de 50 anos procurem um profission­al especializ­ado, para avaliação individual­izada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativ­a de vida acima de 10 anos. Outros fatores de alerta são o sedentaris­mo e a obesidade.

Do tamanho de uma castanha e localizada abaixo da bexiga, a principal função da próstata é produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatoz­oides.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil