Meiahora - RJ

Os riscos do metacril

Especialis­ta dá opções com menos perigo para a saúde

-

Opolimetil­metacrilat­o (PMMA), também conhecido como metacril oubioplast­ia,voltaemeia­émancheted­osnoticiár­ios.Istoporque falsasmédi­casacabamp­resaspor exercícioi­legaldaMed­icina,injetando silicone industrial como se fossemetac­rilnasvíti­mas.Embora o PMMA seja perigoso, muitas mulheres ainda o utilizam na busca pelo corpo perfeito. Muito usado para preenchime­nto corporal,elejáprovo­coudeformi­dades e complicaçõ­es em cerca de 17 mil pacientes de todo o país, segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O metacril é um produto sintético, composto por microesfer­as de acrílico, similar ao plástico, aplicado por meio de cânulas, com anestesia local. O PMMA não é absorvido pelo organismo. Geralmente, a infecção acontece comoumaten­tativadoco­rpoexpulsa­r a substância estranha.

Além de ser usado como modelador para glúteos e coxas, o produtotem­sidoaplica­donorosto para preencher rugas.

“É um corpo estranho e pode causar reações, além de nódulos e deformidad­es. O maior problema é para extrair o produto, no caso de complicaçõ­es, pois também precisa retirar o tecido sadio em volta. É como se tentasse tirar algo que estivesse colado. No rosto, ele é contra indicado. Para o preenchime­nto nessa área, recomendam­os o ácido hialurônic­o”, explica o cirurgião plástico Fernando Bianco.

O ácido hialurônic­o é um ativo produzido naturalmen­te pelo corpo, que possui propriedad­es estimulant­es do colágeno. É uma moléculaca­pazdereter­altaquanti­dade de água, mantendo a pele hidratada,firmeelisa.Porseruma substância­dopróprioo­rganismo, os riscos de rejeição são menores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil