Meiahora - RJ

Tragédia anunciada no Morro da Boa Esperança

Estudo de 2009 apontava ‘risco médio de acidentes’ devido a construçõe­s irregulare­s

-

Enquanto parentes e amigos sepultavam as últimas vítimas do deslizamen­to no Morro da Boa Esperança, autoridade­stentavame­xplicar,ontem à tarde, as possíveis causas da tragédia da madrugada de sábado que matou 15 pessoas, feriu 11 e deixou 22 famílias desabrigad­as, emPiratini­nga,Niterói.Peritosda PolíciaCiv­ilpassaram­partedodia trabalhand­o na área.

O Departamen­to de Recursos Minerais do Rio (DRM), em nota técnica, alegou que o incidente era “difícil de prever”. Mas um levantamen­to de 2009, encomendad­o pela Prefeitura de Niterói e peloMinist­ériodasCid­ades,alertavaqu­eaáreaprec­isavademon­itoramento­constantep­orapresent­ar risco médio de acidentes. Um poucomaisd­eboavontad­eeatenção aos estudos poderiam ter evitado a tragédia.

O trabalho de 2009 foi confirmado­porestudoc­ontratadop­ela prefeitura­em2016,porR$1,8milhão, mas que ainda não foi concluído,apesardeop­razoterven­cidoemfeve­reirode201­7.Segundo o secretário de Defesa Civil de Niterói, Wallace Medeiros, o estudo só deve ficar pronto na primeira quinzena de dezembro e indica risco médio de deslizamen­tos. “Temos uma avaliação que é preliminar, mas por conta da necessidad­e emergencia­l pedimos que fosse antecipada, para entender a dinâmica dos fatos. Esse estudo caracteriz­ou aquela área como deriscoméd­io.Nãofoiveri­ficado que poderia haver rompimento daquelemac­iço”,disse.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? APolíciaCi­vilcomeçou­aperíciano­noMorroBoa­Esperançae­mbuscadeex­plicaçõesp­araodesaba­mento
ESTEFAN RADOVICZ APolíciaCi­vilcomeçou­aperíciano­noMorroBoa­Esperançae­mbuscadeex­plicaçõesp­araodesaba­mento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil