Meiahora - RJ

Adeus, pai dos heróis!

Aos 95 anos, morre Stan Lee, gênio das histórias em quadrinhos

- LOS ANGELES, EUA

Oquadrinis­ta Stan Lee, criador de super-heróis icônicos como o Homem-Aranha e o Incrível Hulk, morreu ontem aos 95 anos, em Los Angeles. Lenda da Marvel e personific­ação da cultura dos quadrinhos nos Estados Unidos, era conhecido pelos óculos escuros e sorriso travesso, e aparecia com frequência em eventos nos quais era reverencia­do pelos fãs.

Lee entrou no mundo das HQs por acaso quando, ainda adolescent­e, um tio lhe arranjou um trabalho para encher tinteiros e levar café para os artistas. Nascido em Nova York, Stanley Lieber adotou o pseudônimo Stan Lee porque sonhava ser romancista e não queria usar o nome verdadeiro com “quadrinhos bobos”.

Subiu de posição até se tornar quadrinist­a, levando milhões de fãs de super-heróis a sonhar com seus universos fantástico­s e humanos dotados de superpoder­es. Acabou comandando o império Marvel por décadas como editor.

‘Homem-aranha’, ‘Pantera Negra’, os ‘X-Men’, ‘Quarteto Fantástico’... Lee colaborou com outros autores e ilustrador­es. ‘Homem de Ferro’, ‘Thor’ e ‘Doutor Estranho’ vieram mais tarde. Hoje esses três heróis são franquias cinematogr­áficas que rendem centenas de milhões de dólares.

Lee apareceu em papéis secundário­s em quase todos os filmes da Marvel, inclusive como motorista de ônibus em filme que reuniu muitos dos personagen­s que ele criou.

“Que esta lenda, um verdadeiro pioneiro, descanse em paz”, tuitou o cineasta australian­o James Wan, que esteve à frente de Aquaman, longa sobre um herói da DC Comics, rival da Marvel, com lançamento previsto para dezembro.

“Minha juventude não teria sido a mesma sem ele. Muito grato por tê-lo conhecido e dito como era agradecido por seu trabalho. #stanlee”, completou.

 ?? AFP ?? StanLeefal­eceuemLosA­ngeles
AFP StanLeefal­eceuemLosA­ngeles

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil