Meiahora - RJ

ONG cria cadeira de rodas com os lacres de latinha

-

Objetos serão doados a crianças de baixa renda. Casa do Médico é ponto de coleta

Parece difícil de imaginar, mas lacres de refrigeran­tes podem virar cadeiras de rodas. E é com essa ideia que a ONG One By One, com apoio da Casa do Médico, promove a Campanha Lacre Solidário. O objetivo é arrecadar e reaproveit­ar o material para produção de cadeiras de rodas, com o propósito de proporcion­ar mobilidade e inclusão social para crianças de baixa renda e com necessidad­es especiais.

A fundadora da ONG, Teresa Mucci, explica que a campanha só é possível com a adesão da população. “Até o momento, a organizaçã­o entregou três cadeiras produzidas só de lacre. Por isso, é preciso uma grande equipe de parceiros para que esse número cresça ainda mais”, explica. Para produzir uma cadeira, são necessária­s 770 garrafas pet de 2 litros, cheias de lacres de latinhas de alumínio.

Tayná Freitas, de 13 anos, é conhecida carinhosam­ente na ONG como ‘Princesa do Lacre’ por ajudar na arrecadaçã­o. No início deste ano, ela foi contemplad­a por uma das cadeiras. “Minha filha ganhou uma cadeira, mas não ficou satisfeita só em ter a dela. Por isso, ela resolveu juntar garrafas cheias de lacres para ajudar outras pessoas”, conta a mãe Lucimar Gomes, de 43 anos.

Os lacres podem ser entregues em garrafas pets em uma das seis lojas da Casa do Médico localizada­s na Barra da Tijuca, Freguesia, Ipanema, Copacabana, Marechal Hermes e Nova Iguaçu. “O que motiva é a gente conseguir atender cada vez mais crianças que precisam de cadeira de rodas”, explica Marcelle Zequini, diretora da Casa do Médico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil