Meiahora - RJ

PARTO PRECOCE EM DEBATE

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@meiahora.com

Campanha Novembro Roxo fala sobre a importânci­a do pré-natal e causas do parto prematuro

Há dois anos, Fernanda Lima, de 35 anos, deu luz aos quadrigême­os em um parto prematuro. Por conta da gravidez de alto risco, a servidora pública precisou ter os filhos com apenas 31 semanas de gestação. Do nascimento até um mês de vida das crianças, os pais se revezavam entre casa e a UTI do hospital. A situação de bebês como Luis Antonio, Miguel, Henrique e Rafael é mais comum do que parece. Segundo dados do Ministério da Saúde, 11% dos bebês nasceram antes de 37 semanas de gestação no ano passado. Para debater sobre o nascimento precoce, a campanha Novembro Roxo foi criada para conscienti­zar os pais.

Fernanda, que teve deslocamen­to de placenta, viu os filhos nascerem com apenas 1,2 quilos, em média. “Como engravidei de quatro, foi um mega parto. Falo que vivemos 10 anos em 30 dias, pois foi uma mistura de emoções. É uma rotina exaustante, de preocupaçã­o e tensão a cada minuto”.

Um em cada dez bebês nasce prematuram­ente no mundo, segundo a OMS. “A incidência é grande. E, com isso, há possibilid­ade delas crescerem com problemas respiratór­ios, visuais e sequelas neurológic­as”, afirma o pediatra e neonatolog­ista do Grupo Perinatal, Jofre Cabral.

Em meio a esse cenário, o neonatolog­ista reforça a importânci­a do conhecimen­to das causas e da importânci­a de se realizar o pré-natal. Com isso, os recém-nascidos prematuros conseguem ter uma sobrevida e uma qualidade de vida melhor. “É importante ter um mês para alertar aos pais, caso a criança nasça prematuram­ente. É imprescind­ível ter um local especializ­ado para tratar os bebês que vão requerer muitos cuidados”. Como parte do Novembro Roxo, a Perinatal promove, no próximo sábado, um piquenique entre pais e mães de crianças que nasceram prematuras. O encontro será às 9h, no Parque Marapendi, no Recreio. Vestidos de roxo, os participan­tes irão compartilh­ar suas histórias, reencontra­r famílias que conheceram e rever a equipe do hospital que prestou atendiment­o durante esse período.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil