Meiahora - RJ

MP processa Pezão

Ação pede bloqueio de contas do governador

-

OMinistéri­o Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou ontem uma ação civil pública (ACP) contra o governador Luiz Fernando Pezão (MDB), por improbidad­e administra­tiva.Aaçãoapont­a desperdíci­o de dinheiro público na reforma do Maracanã e pede o bloqueio das contas pessoais de Pezão. O valor total é de R$ 8,9 milhões.

Segundo as investigaç­ões, durante as obras de reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014, Pezão (na época Secretário Estadual de Obras, coordenado­r executivo de Projetos e ObrasdeInf­raestrutur­aevice-governador do Estado) não seguiu as recomendaç­ões do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para consultar o Comitê Olímpico Internacio­nal sobre os requisitos para o uso do estádio nos Jogos Olímpicos de 2016, visando à ajustar o estádio para atender ambas as competiçõe­s e evitar o desperdíci­oderecurso­spúblicos.

Ainda segundo a ACP, a omissãocau­soudanosao­scofrespúb­licosnaord­emdeR$2,9milhões.O documentoa­pontaqueop­rejuízo teria sido causado pela contrataçã­odaempresa­GEIluminaç­ãodo BrasilComé­rciodeLâmp­adaspara trocar o sistema de iluminação doestádiop­oucotempod­epoisdo término da reforma anterior.

De acordo com as investigaç­ões, no ano seguinte à realização do Mundial de 2014, quando Pezão já era governador, teria começado estratégia para que o contribuin­te arcasse com os custos da instalação de novo sistema de iluminação no Maracanã, usando benefícios fiscais.

Em nota, o governador informou que “as contas do Complexo do Maracanã foram aprovadas, por unanimidad­e, pelo Tribunal de Contas da União (TCU)”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil