Meiahora - RJ

Gastar com sabedoria

-

Você já sabe o que fazer com o seu 13º? O fim do ano está aí e é hora de rever os planos para entrar em 2019 com tudo e, dê preferênci­a, sem dívidas. Nessa época, é muito comum a gente acabar torrando o 13º com viagens, festas e os famosos gastos extras do início do ano, como material escolar e impostos.

Sei bem como é isso: as contas vão chegando e qualquer dinheiro que entre a gente usa sem pestanejar. Faz parte, mas meu objetivo hoje é dar dicas para ajudar você a fazer as melhores escolhas. O mais indicado é que você elimine seus débitos, principalm­ente aqueles com taxas de juros altas, como cheque especial e cartão de crédito.

O pagamento das dívidas deve ser prioridade, mas jamais deve compromete­r o orçamento familiar, beleza? Se o lençol está curto não adianta também cobrir a cabeça e descobrir o pé. Aproveite esse final de ano para selecionar melhor suas prioridade­s: comece pela dívida principal e tente negociar um pagamento à vista com desconto.

Aquela conta que está pendurada no comércio do bairro também merece uma atenção porque o comerciant­e também precisa fechar o caixa. Mas vai com calma. Não adianta se enrolar e acabar enfiando os pés pelas mãos. Uma coisa muito comum é a gente usar a famosa desculpa “eu mereço me dar um presente”. Merecemos, sim!

Trabalhamo­s o ano inteiro de sol a sol, mas não podemos deixar essa vontade súbita ser mais forte do que a gente e gastar com supérfluos o dinheiro extra que entrou. Se, após quitar todas as dívidas, ainda sobrar um dinheirinh­o no bolso, aproveite com a família ou guarde. Onde pinga não seca e, quem poupa sempre tem. Tá falado!

 ?? MARCELLO CASAL JR. / AGÊNCIA BRASIL ??
MARCELLO CASAL JR. / AGÊNCIA BRASIL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil